Grupo CGAMP Produções e Parceiros

GRUPO CGAMP PRODUÇÕES - PORTAL CGAMP PRODUÇÕES CLUBE DE ADORAÇÃO EM SINTONIA COM CRISTO PORTAL MAIS SABORES PORTAL MAIS HISTÓRIA PORTAL 3GP FILMES CLUBE DE ADORAÇÃO EM SINTONIA COM CRISTO FILMES ONLINE SUPORTE EDUCADOR RÁDIO RENASCER FM JESUS, O MEU VIVER TRACKZINE - VISITE NOSSOS SITES E DOS NOSSOS PARCEIROS, É SÓ CLICAR NAS IMAGENS. GRATO, EQUIPE CGAMP PRODUÇÕES E PARCEIROS.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Estudo Bíblico: 3 Perguntas acerca das Ofertas Voluntárias


3 perguntasacerca das ofertas voluntárias

Emsentido etimológico poderíamos definir a palavra “ofertar” como “oferecervoluntariamente”. As ofertas são associadas a ajuntamento solene na Bíblia (Is1.13). Lembre-se: as ofertas não são o dízimo. Há distinção clara.

1. O que são asofertas?
Emsentido etimológico poderíamos definir a palavra “ofertar” como “oferecervoluntariamente”. As ofertas são associadas a ajuntamento solene na Bíblia (Is1.13). Lembre-se: as ofertas não são o dízimo. Há distinção clara. EmDeuteronômio 12.17 afirma-se: “Nas tuas cidades, não poderás comer o dízimo doteu cereal, nem do teu vinho, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuasvacas, nem das tuas ovelhas, nem nenhuma das tuas ofertas votivas, que houveresprometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem as ofertas das tuas mãos”.Saiba que não devemos ofertar o que sobra, mas sim o tudo que Deus colocar emnosso coração (II Co 9.7). Marcos 12.44 afirma: “Porque todos eles ofertaram doque lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo oseu sustento”. Esta é a diferença básica sobre o que é e o que não é ofertar.Êxodo 30.15 e 35.22 ensinam que tanto ricos como pobres, tanto homens comomulheres, devem dar ofertas para o Senhor.
2. Para que são asofertas?
Jesus nosconclama a ofertar liberalmente por causas específicas. Devemos ofertardinheiro (Ex 25.3), principalmente para obras especiais na Casa do Senhor. Ex35 mostra como o povo ofertava para obras de construção: “e veio todo homemcujo coração o moveu e cujo espírito o impeliu e trouxe a oferta ao Senhor paraa obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestessagradas… os filhos de Israel trouxeram oferta voluntária ao SENHOR, a saber, todohomem e mulher cujo coração os dispôs para trazerem uma oferta para toda a obraque o Senhor tinha ordenado se fizesse por intermédio de Moisés”. Éinteressante notarmos que Moisés precisou proibir o povo para não trazer maisofertas, pois já estava sobejando (Ex 36.6). Esdras também sente avoluntariedade do povo: “Alguns dos cabeças de famílias, vindo à Casa doSenhor, a qual está em Jerusalém, deram voluntárias ofertas para a Casa deDeus, para a restaurarem no seu lugar (Ed 2.68)… e, depois disto, traziamofertas voluntárias ao Senhor (Ed 3.5)… bem assim a prata e o ouro que acharesem toda a província da Babilônia, com as ofertas voluntárias do povo e dossacerdotes, oferecidas, espontaneamente, para a casa de seu Deus, a qual estáem Jerusalém (Ed 7.16). Portanto, diligentemente comprarás com este dinheironovilhos, e carneiros, e cordeiros, e as suas ofertas de manjares, e as suaslibações e as oferecerás sobre o altar da casa de teu Deus, a qual está emJerusalém (Ed 7.17)”.
3. Por que ofertar?
Devemosofertar porque é ordem do Senhor (Ex 25.2). Você sabia que era uma obrigaçãodos homens de Israel acima de 20 anos ofertarem ao Senhor (Ex 30.14)? Ofertarprecisa ser uma disposição voluntária de nosso coração (Ex 35): “Tomai, do quetendes, uma oferta para o SENHOR; cada um, de coração disposto, voluntariamentea trará por oferta ao SENHOR: ouro, prata, bronze”. Devemos ofertar porque asofertas, assim como o dízimo, são do Senhor (Ne 18.8), são sagradas (Ne 18.19)Deus apenas não se agrada com nossas ofertas quando as mesmas são vãs, isto é,quando as mesmas estão associadas com iniqüidade, pecados (Is 1.13). É por issoque Deus não aceita algumas ofertas (Sl 40.6). Se mudarmos esta associação,então, Deus se agradará dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e dasofertas queimadas (Sl 51.19).
Rev. Ângelo Vieira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário